quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resultado das eleições fortalece a esquerda no Brasil


Como vem acontecendo desde a primeira eleição do presidente Lula em 2002, o pensamento de esquerda vem evoluindo no Brasil e na América Latina. Dessa forma vimos a eleição de Hugo Chaves na Venezuela, de Fernando Lugo no Paraguai, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador,  José Pepe Mojica no Uruguai e por que não dizer Cristina Kishiner na Argentina onde Lula funcionou como um verdadeiro cabo eleitoral.

No Brasil, ano a ano a esquerda vem ganhando espaço na política e, de outro lado, os partidos de extrema direita, como o DEM, beiram a extinção. Nessa eleição, mais uma vez vemos o crescimento de partidos como o PT e PSB ou até mesmo o PSOL que cresceu 40% e a inanição de partidos como DEM e PSDB.

O PT é partido que governará a maior população, o PSB comandará o maior número de capitais, os dois juntos devem ser os grandes protagonista das eleições de 2014. Pela maior proximidade ideológica que esses dois partidos o PT festeja outra vitória: se libertar da dependência da política fisiológica e chantagista do PMDB.

Nenhum comentário: