sábado, 1 de dezembro de 2012

01 de Dezembro: Blogueiro Edinaldo Filgueira é homenageado com a criação de 2 instituições com seu nome

Hoje, 1 de dezembro de 2012, foram criadas duas instituições em homenagem ao jornalista e blogueiro Edinaldo Filgueira, assassinado em 15 de junho do ano passado. A Fundação Edinaldo Filgueira nasce com o objetivo de trabalhar a promoção dos direitos humanos, especialmente a liberdade de expressão, em todo o estado do Rio Grande do Norte. Também foi criado o Centro de Promoção dos Direitos Humanos, Cultura Popular e Mídias Alternativas - CENTRO EDINALDO FILGUEIRA, Organização Não-Governamental que trabalhará também os Direitos Humanos, a Cultura Popular e as Mídias Alternativas. As duas entidades já surgem com vários projetos voltados especialmente para os jovens com ações de inclusão digital, comunicação social, educação e cultura. Também nascem forte, fruto das articulações com o movimento nacional de blogueiros, outros movimentos sociais solidários ao ocorrido e o apoio de várias lideranças como a Deputada Federal Fátima Bezerra, Deputado Estadual Fernando Mineiro, o ex-presidente da Fundação José Augusto jornalista e escritor Crispiniano Neto, a Presidente da Coopercaju Terezinha Oliveira, o engenheiro agrônomo e inspetor da Receita Federal Raimundo Félix entre outras lideranças locais como este blogueiro.

Para o conselheiro tutelar Jesus, um dos fundadores, as entidades vêm para dá continuidade ao trabalho de Edinaldo exatamente nas áreas em que ele atuava em vida. Já Erinaldo Lourenço, acha que será uma boa oportunidade de aproveitar a mobilização ocorridas em todo o mundo para canalizar apoios para fazer um trabalho de promoção da cultura da paz especialmente entre os jovens.

A família de Edinaldo, presente no evento ficou muito emocionada com a homenagem e concordarão na utilização do nome do ativista nas entidades.

Nenhum comentário: