quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

INPE mantém previsão de seca para o Nordeste em 2013, mas...

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, persistem condições desfavoráveis para as chuvas na região Nordeste do Brasil.


O Instituto, entretanto, não confirma a ocorrência do fenômeno El Niño que quando acontece provoca estiagem na região Nordeste. Para os cientistas a previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em janeiro e termina em março de 2013 indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para a área desde o Amapá até o centro-norte da Região Nordeste. 

Por outro lado, o INPE destaca que para a faixa leste da Região Nordeste, o principal período chuvoso costuma iniciar entre os meses de março e abril. Ou seja, deixa a entender que ao invés de outra estiagem, podemos ter um inverno tardio.

Enquanto isso o governo Rosalba sequer toma conhecimento do que está acontecendo no campo. A industria do leite, da castanha de caju, do mel de abelha e tantas outras atividades agropecuárias importantes para a economia do estado, está agonizando sem o apoio do governo.  

Mas, fala sério! Nosso agricultor não merece outra seca com um governo desses.



Fonte: CPTEC/INPE


Nenhum comentário: