quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Marcada nova eleição em Serra do Mel

O Tribunal Regional Eleitoral aprovou hoje a realização de novas eleições para o município de Serra do Mel. O novo pleito ocorrerá no dia 07 de abril de 2013. Neste município, o candidato vitorioso nas urnas, Manoel Cândido da Costa, teve sua candidatura indeferida pela justiça eleitoral e os votos dados à segunda colocada, irmã Lúcia, somados aos votos nulos e brancos não obteve mais de 50% dos votos totais.

Como já falamos aqui, existe um recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal-STF do candidato eleito Manoel Cândido, pendente de julgamento. A decisão de hoje não encerra esse processo. É que, como já dissemos, o recurso extraordinário não tem efeito suspensivo (não interrompe a decisão do TSE que negou a candidatura de Cândido) assim novas eleições podem ser marcadas. (Veja aqui a publicação sobre o assunto Entenda como ocorrerá a sucessão em Serra do Mel)

Quando o processo chegar ao STF, nos próximos dias, o tribunal poderá indeferir, mantendo as eleições ou decidir favorável a Manoel, suspendendo as eleições marcadas hoje e decretando a posse imediata do candidato eleito.

Plano B

Embora ainda exista a possibilidade de assumir a prefeitura sem a necessidade de novas eleições, o PT e partidos aliados já contavam com essa hipótese e se preparam para as novas eleições. A provável representante da coligação neste novo pleito deverá ser Dona Francisca a esposa de Manoel Cândido, já que este não deverá ter o nome aceito como candidato pela justiça eleitoral. Isso deverá ser discutido e decidido nos próximos dias.

Indefinição

Na oposição, a mudança forçada do cabeça de chapa deverá provocá debates apesar do aparente consenso em torno do nome da Dona Francisca Cândido. Já no grupo situacionista, poderá ser lançado o nome da mesma Dona Lúcia como candidata ou escolher outro nome, já que a eleição suplementar é considerado novo pleito, sem vinculação ao anterior. O vereador Fábio Bezerra que assume interinamente a prefeitura é um dos nomes cotados para uma eventual substituição de candidato mas se assim fizer poderá perder a vaga de vereador, único cargo da família na política atualmente. Ademais, pesa contra o vereador uma forte rejeição mesmo entre os eleitores que votaram em sua mãe. Também existe discussão sobre uma provável substituição do nome do candidato a vice na chapa peemedebista já que há uma grande insatisfação dentro do grupo em relação ao nome de Paulo Silas.

4 comentários:

o serramelense disse...

;;ATENÇÃO;; uma pessoa de manoel candido acaba de me passar a lista de secretariado e mais alguns cargos de sua gestão que se for realizada acredito eu pela pessoa que me passou que os secretarios de manoel que ja bateu o martelo quem vai comandar com ele a prefeitura são estes nomes FINANÇAS JOANILSON ASSUNTOS ESTRATEGICOS CRISPINIANO NETO JUVENTUDE GILVANEIDE FILGUEIRA SEC. DOS TRABALHADORES FRANCISCO ANDRÉ /CHICO/ CONTROLADOR GERAL DO MUNICIPIO Dr. PAULO HENRIQUE SECRETARIA DE E DUCAÇÃO SELMA CARIAS - ADJUNTO PROF RAIMUNDO SECRET. DE SAUDE EDIANA ERICA AGRICULTURA MARCOS VITOR SECRET. DE OBRA FRANCISCO CANDIDO DA COSTA ADMINISTRAÇÃO SUELI CANDIDO AÇÃO SOCIAL FRANCISCA CANDIDO TRANSPORTE PEDRO BASILIO DIRETO GERAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES RAIMUNDO FELIX CORDENADOR GERAL DE ESPORTES JEÚ COSTA POR ENQUANTO SO SABEMOS DESSES NOMES AÍ POIS A PESSOA QUE ME PASSOU AS INFORMAÇÕES ME DISSE TANBEM QUE ALGUNS CARGOS AINDA ESTÃO EM ANALISE E QUE LOGO ESTAREMOS SABENDO > BOM PESSOAL NAO SABEMOS OQUE VAI ACONTEÇER COM A PREFEITURA DE SERRA DO MEL MAIS SABEMOS QUE É QUASE UM MILAGRE MANOEL CONSEGUIR COLOCAR OS PES NA PREFEITURA MAIS E ISSO AI VAMOS VER QUEM VAI SER REALMENTE O FUTURO PREFEITO SE É IRMÃ LUCIA OU FABINHO E O VICE OU P SILAS OU JR MAIA MAIS SE ACONTEÇER O MILAGRE OU MELHOR SE DEUS MUDAR DE VONTADE E MANOEL FOR O PREFEITO ESTAR AI SUA EQUIPE DE TRANSIÇÃO BREVE PASSAREI ALGUNS CARGOS QUE AINDA NAO TENHO EM MÃO DE QUEM É

Marcos Victor disse...

Caro amigo Cione, agradeço sua participação no nosso blog mas convêm esclarecer que alguns desses nomes foram contactados por mim e não confirmam a sua informação, sobre uma possível participação na equipe de Manoel Cândido. Como exemplo posso citar o meu caso: jamais fui procurado por Manoel Cândido e não tenho nenhum interesse em secretaria alguma. Aliás, na situação profissional em que me encontro não tenho interesse sequer no cargo de prefeito, até porque existem na Serra do Mel excelentes nomes para ocupar esta função.
Agradeço a você por ter lembrado de mim e me colocado entre tantas pessoas honradas e dignas. Nos conhecemos desde criança e vc sabe que seguirei contribuindo com a Serra independente de cargo. Abraço.

Anônimo disse...

Pessoas trabalhadoras e honestas!

Marcos Victor disse...

Ontem recebi uma ligação do ex-vereador Cione Bezerra que explicou que o comentário postado acima não é de sua autoria. Disse que, possivelmente seu e-mail foi clonado ou trata-se de um 'perfil' falso em seu nome. Disse que me respeita, me admira e não seria capaz de criar uma estória dessas em atenção a nossa antiga amizade. Encerramos a conversa relembrando as histórias de nossa adolescência na Vila Amazonas. Para mim o assunto está encerrado. Trata-se de uma mentira com 'segundas' e 'terceiras' intenções. Devemos desconsiderar.